Série O Cabelo | Parte 2: Compreendendo um pouco o dano capilar 23 de junho de 2021 – Posted in: Curiosidades

O dano capilar começa pelo desalinhamento das cutículas, seguido pela sua degeneração e rompimento, podendo chegar até às partes mais internas do fio, córtex e medula. O resultado já se pode imaginar: cabelos sem brilho, sem movimento, desgastados, pontas duplas, quebra de fios, quedas etc.

O que é um Cabelo Danificado?

Muitas pessoas se perguntam, como um cabelo fica danificado?

Podemos dizer que ele fica danificado por ter sofrido uma ação excessiva de agentes físicos ou químicos.

É bom que se intenda a ocorrência da deterioração capilar, uma degeneração estrutural do fio, que tem a ver também com a decadência natural do cabelo, enquanto que o dano tem causa mais em ações químicas ou físicas provocadas pelo desconhecimento ou descuido do ser humano.

Por que os Cabelos ficam danificados?

Os danos externos provocados por processos químicos, sol, escovas acompanhadas de pranchas e tantos outros abusos cometidos no dia a dia, desalinham as cutículas, rompem com sua estrutura original, causando ressecamento, porosidade, desfiamento, e por fim sua quebra. Primeiro o fio perde então sua barreira lipídica (a camadinha que cobre as cutículas), que regula a entrada e saída de água, implicando em uma visível desidratação, depois o estrago pode atingir severamente as partes internas das fibras capilares, ou seja; córtex e medula. Os danos ocorridos no cortéx são os mais severos.

O hábito de pentear os cabelos escovando exageradamente e fazendo chapinhas quentes de modo incorreto e excessivamente, pode provocar atritos mecânicos severos nos fios, com isso a sua descamação e a formação de pontas duplas. Aí só há um remédio: a tesoura. As chapinhas são perigosas quando usadas constantemente e sem a devida cautela. Sem uma proteção com produtos que contenham substâncias termoativadas e/ou que formem películas protetoras sobre os fios, respeitando a textura dos fios, as cutículas podem ficar lesionadas e em pequeno espaço de tempo.

O risco de danos capilar é muito grande quando processos químicos são feitos por pessoas não especializadas. O uso descontrolado e com procedimentos errados de produtos químicos alcalinos (hidróxidos de guanidina, sódio, lítio, amônio etc) ou muito ácido (ácido glioxílico, carbocisteina etc), com os objetivos de alisar definitivamente ou temporariamente, ou mesmo cachear os cabelos, podem provocar um desarranjo irreversível nas cutículas, provocando pontas duplas e consequentemente o conhecido “corte químico”. Principalmente deve-se ter muito cuidado quando se está aplicando esses agentes químicos na parte crescida do cabelo e que, por um descuido, o relaxante químico escorra e afete também a parte do cabelo já quimicamente processada. Alguns especialistas conseguem essa artimanha para melhorar o relaxamento dos fios já processados, más não é uma tarefa para amadores.

Resumo dos Fatores de Queda e Danos Capilar

Fatores de Degeneração Precoce e queda capilar

  1. Desarranjos orgânicos no metabolismo de nutrientes que afeta a reprodução celular e que alimentam o bulbo capilar (níveis hormonais, doenças na flora capilar, idade do indivíduo etc)
  2. Nível de stress motivado por uma situação de difícil resolução por que passa uma pessoa
  3. Origem genética; devido aos genes herdados dos seus pais

Fatores de Degradações Químicas ou Físicas

  1. Exposição solar em excesso provocando a chamada reação fotoquímica que libera os radicais livres e a consequente oxidação dos fios
  2. Uso demasiado de produtos contendo substâncias químicas alcalinas ou ácidas, por exemplo nos relaxamentos, escovas progressivas e tinturas, sem o devido acompanhamento de especialista
  3. Atrito mecânico ocorrido por escovações em excesso

 

No próximo artigo iremos falar sobre como cuidar dos cabelos para mantê-los sempre saudáveis!

Até a próxima!